Header Ads

test

Cronologia – PlayStation 2


1999 – A Sony realiza um evento para jornalistas no Japão para revelar o PlayStation 2, um console de 128-bit, retrocompatível e que utiliza o DVD como mídia de jogos. O anúncio  veio para intimidar a Sega, que lançara seu Dreamcast meses antes em território nipônico, as especificações indicam que o PS2 processa até 75 milhões de polígonos por segundo, e até 20 milhões com todos os efeitos ligados – A  máquina da Sega em comparação, gera 3 milhões em condição de jogo. No evento, o design do videogame não foi revelado – Ken Kutaragi, Presidente da Sony Computer Entertainment e pai do PlayStation , apenas introduziu demostrações de tecnologia: a já famosa sequência do patinho de borracha na pia, a modelo digital Reiko Nagase ( de Ridge Racer) caminhando e a sequência de dança entre Squall e Rinoa ( de Final Fantasy VIII, antes em CG, agora rodando em tempo real.
Em Setembro  em uma coletiva dias antes da Tokyo Game Show, a Sony finalmente confirma o “PlayStation 2″” como o nome oficial do seu próximo console e revela o design inusitado da máquina: linhas retas, laterais estriadas, predomínio de cor preta, logo em azul e a possibilidade de usar o console na vertical ou na horizontal. “O design do novo PlayStation representa enertia sendo emanada da Terra nas vastas imensidões do espaço. O elemento água está presente no logotipo azul do console”, elabora o designer Teyu Goto ( que também criou o visual do PS1 e PS3). Ken Kutaragi exibe o DualShock 2 (com todos os botões analógicos) e o novo Memory Card (com capacidade de 8MB), confirma que o console irá rodar filmes em DVD e anuncia o lançamento para março do ano seguinte, com inéditas 1 milhão de unidades disponíveis.
2000 – Perto do lançamento do PS2 no Japão, o nome Final Fantasy se associa ao console no evento Square Millennium. Fato inédito, de uma só vez, três novos jogos da série são anunciados. E não eram remakes ou algo assim, mas três episódio numerados: FFIX, um retorno as origens medievais no PS1, FFX, a estreia da série no PS2 e FFXI, um MMORPG para PC e PS2 inspirado pelo sucesso de Everquest. A Square também anuncia seu serviço PlayOnline, que se valeria das capacidades de rede do PS2 – FFX, por exemplo, ofereceria um guia do jogo online, mas este recurso acabou sendo cortado da versão final por falta de tempo.
Em março o PS2 é lançado no Japão. Dezenas de pessoas começaram a formar filas em frente as lojas dias antes. Na manhã do dia 4, milhares de pessoas tomavam as ruas de Shibuya, Shinjuku e Akihibara, o distrito dos eletrônicos em Tóquio. Jornalistas do Japão e do mundo, incluindo a mídia não especializada, estavam por lá para cobrir o acontecimento. Mais de 700 mil unidades do PS2 foram vendidas naquele final de semana, e o número beira a 1,5 milhões de consoles ao final de março. Os jogos mais vendidos no lançamento são Ridge Racer V (233.391), Kessen (101,844) e Street Fighter Ex 3 (76.389). O governo japonês impõe restrições a importação do console por receio de que ele seja usado para aplicações militares.
No mês de Julho de 2000 Durante o evendo Siggraph 2000, em Nova Orleans, nos EUA, a Sony demostra o GSCube, uma estação gráfica construída com 16 PS2 trabalhando em paralelo. Direcionado aos estúdios de animação, com o propósito de renderizar cenas com mais agilidade, o sistema é capaz de gerar imagens em tempo real a uma resolução de 1920×1080 pixels e 60 quadros por segundo – sim, 1080p de resolução no ano 2000! O GSCube foi utilizado por exemplo no filme Final Fantasy: The Spirits Within e, como o filme da Square Pictures, bombou – fontes indicam que todas as unidades foram devolvidas para a Sony e desmontadas.
Em Outubro de 2000 a Sony Computer Entertainment America lança nos EUA, no dia 26, o PlayStation 2. O console chega ao mercado ocidental pelo mesmo preço de lançamento do PS1 (US$299) e vende 681 mil unidades na primeira semana. Um mês depois, o sistema chega a Europa e, ao fim do ano, já acumula 6,4 milhões de unidades vendidas pelo mundo.
2001 – Janeiro, Onimusha da Capcom é lançado no Japão e torna-se o primeiro jogo a ultrapassar a marca de 1 milhão de unidades vendidas. Seguindo os moldes de Resident Evil, mas ambientado no Japão feudal, o jogo foi inicialmente desenvolvido para PS1, mas o projeto foi então movido para o poderoso console sucessor.
Mês de Julho, é lançado o pacote PlayStation BB Unit no Japão, um combo de Network Adapter + HD de 40GB. O adaptador de rede permite jogar online títulos como Auto Modelista, Hot Shot Golf Online e Capcom Vs SNK 2. O disco rígido possibilita a instalação de arquivos para acelerar os loadings de Xenosaga Episode 1, Kingdom Hearts, Ace Combat 4 e dezenas de outros jogos. O HD também pode armazenar uma versão do sistema operacional Linux.
No mesmo mês, Final Fantasy X chega o Japão e torna-se o primeiro título de PS2 a ultrapassar a marca de 2 milhões em vendas – soma 6,32 milhões em todo o mundo. É o primeiro da série com gráficos totalmente poligonais e também o primeiro a ter diálogos falados. Tornou-se o jogo favorito dos japoneses – ocupa o topo de uma lista com os 100 melhores jogos segundo os leitores da revista Famitsu.
Em Outubro a polêmica Rockstar Games lança Grand Theft Auto III e inaugura o gênero dos jogos de mundo aberto. A estrutura de missões é flexível o bastante para permitir que o jogador deixe a história de lado e explore o mundo a vontade. O jogo é aclamado de forma unânime e serve de molde para centenas de jogos.
Novembro de 2001, o mestre Hideo Kojima já havia estreado no PS2 com Zone of the Enders, um jogo de combate entre mechs, mas sua mais esperada obra era mesmo Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty, revelado pela primeira vez na E3 anterior, em maio de 2000, MGS2 chega e redefine o potencial do PS2 com seus efeitos de chuva, cenários interativos e sombras dinâmicas. No enredo, Kojima surpreende a todos ao substituir o héroi Solid Snake pelo novado Raiden, e frita o cérebro dos jogadores com seu desfecho filosófico.
2002 – Xenosaga Episode I: Der Wille zur Macht torna-se o primeiro jogo do PS2 a ser lançado em um DVD-9, ou seja, um DVD de dupla camada, com capacidade de armazenar até 9 GB. Pudera: você passa horas e horas assistindo a cutscene com diálogos dublados. Outros jogos que saíram em DVD-9 incluem God of War I e II, Gran Turismo 4, Metal Gear Solid 2: Sibstance e Rogue Galaxy.
Em Maio, estreia no Japão Final Fantasy XI, que abandona a tradição da série e envereda pelo território dos MMORPGs, tão em voga na época. O jogo é instalado no HD do PS2, requer conexão a internet com o Network Adapter e o pagamento de mensalidade. Torna-se o primeiro MMORPG entreplataforma (disponível no PS2, PC e Xbox 360, e compatível entre jogadores de todos os sistemas) e entreregião (reunindo jogadores americanos, europeus e japoneses, com um robusto sistema de mensagens automaticamente traduzidas). Também é, provavelmente, o primeiro jogo de console a receber patch de atualização. Final Fantasy XI já recebeu quatro expansões e continua sendo jogado até hoje.
Em agosto de 2002, a jogatina online do PS2 chega em grande estilo aos EUA com o Network Adpter, com conexão banda larga ou via linha discada. A Sony organiza um torneio online entre jogadores de Nova York e São Francisco, cidades da costa leste e oeste americanas, para demostrar as qualidades de seu sistema de jogo em rede sem mensalidades. SOCOM U.S Navy SEALs é o carro-chefe da empreitada, com partidas entre até 16 jogadores divididos em esquadrões e comunicação de voz via headset.
2003 – Em junho de 2003, a divisão europeia da Sony lançou periférico EyeToy, uma câmera que oferece reconhecimento de movimentos para proporcionar jogos de realidade aumentada, ao final de 2003 a novidade já tinha vendido dois milhões de unidades na Europa, e 400 mil nos Estados Unidos, de certa forma os controles de movimento expiraram o Nintendo Wii da Nintendo, precederam os atuais PlayStation Move para PS3 e o Kinect para Xbox 360, o EyeToy tem no total de 10 milhões vendas em todo mundo, até hoje é um grande sucesso para um periférico.
A Sony lança no Japão o PSX, um receptor de tv, e gravador de DVD com HD qual aparelho é baseado no Playstation 2, ou seja, além de suas funções multimídia ele ainda roda jogos de PlayStation 1 e Playstation 2, disponível em dois modelos, com HD de 160 gigas ou 260 gigas o PSX, custa uma fortuna equivalente a US$ 740 pelos modelos mais baratos, e US$ 930 pelo preço do mais completo e jamais foi lançado fora do Japão, apesar disso foi o primeiro aparelho da Sony a utilizar interface conhecida no xmb, que hoje vemos no PSP e Playstation 3.
2004 – Em março o HD do PS2 enfim e lançado oficialmente nos Estados Unidos, Na verdade é um pacote com HD de 40 gigas mais o MMORPG Final Fantasy XI lançado pela SCEA e não pela Square Enix, o suporte ao periférico é muito inferior ao que vê fora do Japão, apenas alguns jogos que instalam arquivos para reduzir loadings, além de distribuição de mapas extras para os jogos da série Socom foram quem aproveitaram bem o HD.
No mês de outubro é lançado o modelo conhecido como PS2 Slim, incompatível com HD e por consequência com Final Fantasy XI, em compensasão vem com adaptador de rede embutido permitindo jogar online sem acessórios extras, no mesmo mês é lançado GTA San Andreas com o mundo enorme, infinitas atrações, o jogo firma-se como um título mais vendido do Playstation 2 cerca de 17 milhões de unidades em todo mundo, segundo o Guiness Book.
Novembro de 2004, Dragon Quest 8 é lançado no Japão no sábado como manda a tradição desde o lançamento de Dragon Quest 3 em 1988, quando milhares de adultos faltavam trabalho e crianças cabulavam aula para ficar nas filas, hoje o lançamento dos jogos da série é apenas aos finais de semana e feriados, o RPG favorito do japoneses com o seu primeiro episódio numerado no PS2 que havia dado vida aos personagens de Akira Toriyama foi um sucesso absoluto, com quase três milhões de unidades vendidas em apenas 2 dias num total de 3.5 milhões de unidades no total, o que se torna o jogo com melhor estreia e maior total de vendas no Japão em apenas um único dia.
Dezembro, de 2004 perto de acabar o ano, no dia 28 a Sony lança o aguardado Gran Turismo 4, um dos jogos do Playstation 2 capaz de gerar imagens 1080p de resolução com mais de 750 carros e 50 pistas. O ambicioso Simulador do Produtor Kazunori Yamauchi ainda oferece recursos excêntricos, como jogar em até 6 telas interligadas, tirar foto dos veículos e imprimi-las diretamente em uma impressora USB, ou pilotar em um volante especialmente desenvolvido para o jogo. O componente online inicialmente pretendido foi descartado da versão final, mas posteriormente a Sony lançou uma limitadíssima versão GT4 Online, que serviu na base para o modo online de GT 5 prologue e GT5.
2005 – Em março de 2005 a Sony lança God of War o mais surpreendente jogo para PlayStation 2, até então inspirando-se na mitologia grega, e criando um mundo extraordinário o estúdio Santa Mônica da Sony atinge um patamar áudio visual jamais imaginado nos consoles, Kratos enfrenta criaturas fantásticas como Hidra, God of War recebeu o título de jogo do ano em 2005.
Outubro de 2005, Fumito Ueda autor de Ico, retorna desta vez com Shadow of the Colossus, a jornada de Wonder junto à sua companheira Agron para reviver a garota Mono, e desperta diversas emoções nas batalhas contra Colossus, uma proeza do Playstation 2 que influenciam os jogos posteriores e o chefes gigantesco se torna praticamente um padrão em outros jogos.
Novembro de 2005, PlayStation 2 e o console mais rápido que chegou a 100 milhões de unidades vendidas em 5 anos e 9 meses após o seu lançamento, o PlayStation 1 também atingiu a marca, mas levou 9 anos para completar 100 milhões de unidades vendidas, no mesmo mês um jogo desenvolvido exclusivamente para o PlayStation 2 relativamente desconhecido da Harmonix, é o Estopim de um novo jeito de jogar um game,  em sua guitarrinha de plástico, chegaram timidamente e logo todos estavam tocando Iron Maiden e Black Sabbath. A ideia não era original, mas a ideia de produzir covers de músicas famosas deu origem a um negócio bilionário, sozinho Guitar Hero de 2007 foi o primeiro jogo  passar a marca de um bilhão de dólares vendas
2006 – Março de 2006 no Japão Final Fantasy XII primeiro e único jogo do Playstation 2 a receber nota máxima da revista da revista Famitsu, com sua trama política o mundo vasto empolgante, e um sistema totalmente personalizável, e o décimo segundo episódio da série, com quase 2 milhões de Cópias vendidas em sua semana de estreia, perde apenas para o Dragon Quest 8 e acumula no total 2.32 milhões de unidades vendidas do Japão e cinco milhões em todo.
2007 – Abril de 2007 o belíssimo Okami lançado no Japão os Estados Unidos viria em setembro, o jogo da Clover Studios hoje Platinium games publicado pela Capcom, aborda Mitos xintoístas e proporciona visuais estupendos, estilo pintura japonesa, reacendendo os debates sobre jogos como forma de arte, infelizmente a obra não teve apelo comercial e acabou vendendo pouco na época, o que levou a dissolver o estúdio de desenvolvimento, e hoje e considerado um jogo Cut que ganhou adaptação para vários outros consoles.
Dezembro de 2007 a Sony lança Good of War 2, sequência da célebre de Kratos de 2005, considerado o jogo mais bonito do Playstation 2.
2008 – Março de 2008 o catálogo de jogos do Playstation 2 começa esfriar bastante com as versões menores de jogos originais do Playstation 3, em uma porção de títulos baseados em desenhos animados e filmes com versões de jogos para PSP, então torna-se uma opção interessante do acervo digital do Playstation 2, no mesmo mês são lançados Silent Hill: Origins, Secret Agent Clank, Shyphon Filter: Logan’s Shadow.
2009 – No ano de 2009 quase uma década depois de sua estreia no Japão e Estados Unidos já com 138 milhões de unidades vendidas pelo mundo, o Playstation2 enfim é lançado oficialmente no Brasil, e começa a ser fabricado na Zona Franca de Manaus com a garantia de 1 ano e suporte a filmes em DVD região 4, é vendido a R$ 799, o PlayStation 2 brasileiro foi a estreia da Sony Brasil no ramos de games.
2010 – Dezembro de 2010, a Sony lançou modelo de TV Bravia capaz de rodar jogos do Playstation 2, TV de LCD de 22 polegadas tem o Hardware do console embutido, resolvendo problema de que tem o PlayStation 3 sem a retrocompatibilidade e ainda quer jogar suas antigas jóias do Playstation 2, sua tela é de 720p, mas no modo Playstation 2 o jogos são limitados a rodar em 480p.
2011 – Fevereiro de 2011 o PlayStation 2 chega a 150 milhões de unidades vendidas mundialmente marca inédita para um console após 10 anos e 11 meses do seu lançamento no Japão. Neste período dez mil títulos foram lançados pelo mundo, somando mais de um milhão e meio de jogos vendidos, apesar da idade o PlayStation 2 continua vendendo quantidades consideráveis e recebendo os novos jogos, excedendo o plano inicial da Sony de sustentar a plataforma por 10 anos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.